Alimentação Dos Filhotes
FILHOTES - COMO ALIMENTÁ_LOS
![]() |
Caso seja necessário retirar dos pais o(s) filhote(s), para tratamento no bico, seja pelo fato de os pais não obterem eficiência ou apenas para tornar o filhote manso, alguns cuidados devem ser tomados.
- O primeiro passo é preparar um local para colocar seu(s) filhote(s), pode ser uma caixa destas de papelão, desde que seja bem protegida. Mantê-la longe de friagem e de correntes de ar.
- Deve ser feito uma forração na caixa, recomendo a utilização de serragem de madeira, que pode ser obtida em qualquer marcenaria, dando-se preferência para serragem de madeiras claras e sem cheiro.
- A caixa deve conter furos laterais para que haja a circulação de ar.
- Deve-se também arrumar uma lâmpada de 15W, destas de geladeira para aquecer o pássaro, principalmente a noite e em dias frios. A calopsita nesta fase é muito sensível, e caso tome friagem pode desenvolver doenças pulmonares. Deve-se improvisar para que esta não fique em contato direto com as aves. Você pode fazer isto facilmente, cortando um pedaço de papelão e colocando-o em um dos cantos da caixa, deve-se fazer furos neste papelão de isolamento, com a finalidade de permitir a entrada do ar aquecido.
- Na caixa deve existir possibilidade de se deixar uma tampa ou parte dela aberta, conforme a temperatura.
- Deve-se observar se o(s) filhotes encontram-se próximos a este papelão que isola a lâmpada, caso esteja é sinal de que o ambiente esta frio, manter a caixa fechada, se estiver no centro, é sinal de que a temperatura esta agradável e se tiver longe do calor é sinal de que o ambiente esta muito quente, daí deve-se abrir aos poucos a caixa, até ajustar a temperatura.
Os filhotes deverão ter 2 semanas de vida, no mínimo. Se você fizer antes, o pássaro provavelmente não sobreviverá.
Lembre-se : este procedimento somente é aconselhável se estritamente necessário. Criadores comprovam que aves alimentadas normalmente pelos pais têm uma melhor saúde e uma maior longevidade!
Prepare a mistura seguindo estritamente as instruções na embalagem do produto é interessante utilizar água morna. Esta mistura pode ser encontrada nas pet shopping . O filhote pode ser alimentado com uma seringa normal. Procure não reutilizar ou pelo menos esterilizar. Pode ser utilizada também uma colher de chá com as bordas amassadas.
Não fique surpreso com os sons que os filhotes emitem durante a alimentação.
Horários de alimentação :
3 semanas
|
4 semanas
|
5 semanas
|
6 - 7 semanas
|
8 semanas
|
7.00 - 11.00 - 15.00
19.00 - 23.00
|
7.00 - 12.30 - 17.30
21.00 - 22.30
|
7.00 - 15.00 - 22.00
|
7.00 - 22.00
|
22.00
|
A partir da sexta semana você pode começar a deixar um pouco de mistura para agapornis na gaiola. O filhote paulatinamente irá começar a comer sozinho, sem sua ajuda. Deixe disponível milho cru para o filhote. Pode deixar também água em vasilha pequena para evitar afogamentos bem com deixar as sementes, verduras, legume e frutas. Não significa que seu pássaro já ira comer, mas ele a medida que vai explorando, vai aprendendo a comer sozinho.
O filhote provavelmente estará independente por volta de 10 a 12 semanas. Daí ele estará "desmamado". A partir deste ponto prosseguir com a alimentação normal de agapornis.
Não esqueça de ficar sempre observando o filhote e seu desenvolvimento. Verifique se está se alimentando de forma normal, se está comendo bem, se está sempre curioso com as coisas à sua volta. Uma ave demasiado quieta não é normal. Embora filhotes costumem dormir mais do que adultos devemos estar sempre atentos . Uma ave muito quieta pode ser sinal de algum problema maior, talvez mesmo necessitando a intervenção de um(a) veterinário(a).
Seqüência do tratamento de Filhotes utilizando seringa descartável
Note que o papo do filhote foi se enchendo conforme alimentado!
Importante: evitar contato dos pés da ave com superfícies frias, pode-se utilizar um pano um papel para evitar este contato. Efetuar a higiene do bico e rosto da ave após a alimentação, utilizando um pano macio e levemente umedecido em água morna.
Obs.: As papinhas geralmente são doces e já houve relatos de aves que não foram devidamente higienizadas e foram mortas por ataque de formigas.
Não deve haver remonta no papo, ou seja não colocar alimento em cima de alimento, pois pode ocorrer fermentação no papo da ave e até matá-la, deve-se esperar que a refeição anterior seja completamente digerida. Para isto deve-se observar o papo da ave. Esperando esta digestão a ave ficara com fome e você terá maior facilidade em tratá-la.
Atualizando os conhecimentos atuais temos procedimentos mais detalhados nesta alimentação por seringa : Com o filhote de frente para você , seringa na mão direita, entre com a seringa pelo lado direito do bico do filhote, diagonalmente, cerca de 45° em direção ao lado esquerdo (onde fica o papo) . Quando a seringa entrar no bico pressione lentamente para que o filhote reconheça a 'papinha'. Quando ele sentir e começar a pedir vá apertando a seringa levemente de forma a não encher totalmente seu bico de papinha e nem que aspire o ar, podendo engasgar. E desta forma vá alimentando o filhote (abaixo segue esquema visual para auxiliar a sabermos como alimentar e quanto de alimento devemos dar aos filhotes) .
Alguns criadores aconselham a alimentação através de colheres de café (pequenas) . Se possível 'entortadas' nas bordas de forma a criar um pequeno 'funil' . Pegamos o alimento e damos diretamente no bico da ave. Elas aceitam o alimento normalmente.
Outros criadores pegam pedaços de madeira ou plásticos bem finos, colocam o alimento neles e , a seguir, no bico dos filhotes. Independentemente do método devemos sempre nos lembrar da delicadeza dos filhotes e procurar sempre tomar o maior cuidado possível.
15 á 24 dias
|
25 á 34 dias
|
35 á 44 dias
|
45 á 55 dias
|
56 dias
|
7 — 10 cc
|
11 — 15 cc
|
11 — 15 cc
|
11 — 15 cc
|
5 — 10 cc
|
A partir de 45 dias de vida, deixe um pouco de ração própria na gaiola. O filhote irá aos poucos provando e paulatinamente mudando da papinha para sementes, ao ver os pais comendo ou o criador oferecendo o alimento, serão assim desta forma, estimulados a começar a comer as sementes. Da mesma forma começarão a provar outros alimentos como o milho verde.
A partir de 60 dias, podemos começar a fornecer apenas os alimentos normais. Um filhote saudável irá efetuar sozinha a transição.

DESMAME DO FILHOTE
Por volta dos 56 dias de vida aproximadamente, o filhote começa a perder o interesse pela alimentação no bico (introdução da papa feita pelo criador). Existem dois fatores muito importantes que deve ser notado neste momento sendo eles:
1. O momento em que o pássaro começa a querer praticar vôo perdendo a vontade de se alimentar e é nestes casos que devemos tomar cuidado, pois o pássaro ainda depende da alimentação. Então nunca confunda que o mesmo já está desmamado e tome cuidado ao alimentar o mesmo segurando para que não voe e acabe se machucando.
2. O sinal de quando o pássaro está desmamando e perdendo o interesse pela papa é quando o mesmo não mais entorna e sacode a cabeça para receber o alimento apenas beliscando a papa que estiver na colher. Quando a alimentação é feita com a seringa, estes detalhes são poucos notados apenas nos restando respeitar o tempo estabelecido na tabela e perceber que o mesmo já come sozinho em sua gaiola ou viveiro.
Nesta fase também, você perceberá nitidamente que o filhote já está quase todo emplumado e com muita facilidade consegue ficar em poleiro de gaiola ou viveiro. A partir deste dia comece a oferecer alimento como sementes e milho verde que por certo o momento do desmame já é questão de horas.

Sem comentários:
Enviar um comentário